Importância do carnaval para os negócios e publicidade

Marcas

O Carnaval não é apenas uma data para viajar e esquecer os problemas, livre do estresse do trabalho e das responsabilidades de nosso cotidiano. O feriado também é um dos mais impactantes do país, responsável por movimentar boa parte da economia em setores como turismo e negócios, influenciando positivamente no cenário econômico geral do país pelo resto do ano.

Movimentação nos negócios

O mundo do comércio é um dos mais afetados pelas festividades de carnaval no desenrolar de nossa economia, principalmente na região sudeste, que concentra alguns dos principais atrativos turísticos do país. Com os desfiles de escolas de samba, a preparação e ampliação do comércio é ainda maior, contando com uma estruturação detalhada para melhor receber os turistas.

O carnaval é o campeão de vendas entre as principais festas nacionais, considerando que, só em São Paulo, a economia é muito movimentada nesta época do ano com o impacto de vendas em regiões como a 25 de Março, um dos epicentros comerciais da cidade.

Oferecendo 40% a mais em lucro de vendas do que no ano inteiro, o faturamento arrecadado no carnaval dobra o valor dos negócios, agitando a economia e melhorando a condição financeira do país.

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No carnaval, as marcas aproveitam para anunciar e realizar ações especiais em comemoração à data. Chuva de calcinhas em um bloco de carnaval, cervejarias distribuindo água e cama que sacode em plena Sapucaí são algumas das ações deste ano.

O maior otimismo com a economia fez as empresas aumentarem seus investimentos e apostarem na criatividade para se aproximar dos consumidores. Dependendo da marca, os aportes no marketing da folia tiveram alta de até 20% em relação ao ano passado. A estratégia é expor a marca de forma diferente e se tornar inesquecível.

A Nielly deixou a Anitta loira para o carnaval e vai distribuir a mesma tintura no Bloco das Poderosas. A Bali, fabricante de embalagens de alumínio, montou uma versão gigante, com quatro metros de altura, de uma lata de cerveja, para os foliões entrarem e se refrescarem no ar-condicionado.

A Duloren vai distribuir duas mil calcinhas para os foliões do Bloco Areia. O Sonrisal, antiácido e analgésico do laboratório GSK, saiu do carnaval de Salvador e está investindo pela primeira vez no Rio de Janeiro, a marca vai levar uma cama mecânica para a Sapucaí. Quem também faz sua estreia no Rio é o aplicativo Uber, um dos patrocinadores do carnaval da prefeitura. Já o Booking vai promover no bloco Sargento Pimenta, a interação de personalidades digitais com os foliões.

As cervejarias não vão ficar de fora. A Itaipava elevou os investimentos em 20%, para 15 milhões. A marca que é patrocinadora do Sambódromo e apoia escolas de samba, também investiu na reformulação do Terreirão do Samba, no centro, que conta com calendário de eventos. A companhia lançou nova marca, a Go Draft, e faz promoções para distribuir fantasias aos foliões.

A Antarctica que é patrocinadora oficial do carnaval de rua, também elevou seu investimento, para cerca de 400 blocos, contra pouco mais de 350 no ano passado. A Amstel, da Heineken, vai distribuir água nos 20 blocos que patrocina neste carnaval.

Fonte: Jornal O Globo e IPED.

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