Como aplicar o EcoBranding na minha empresa?

De acordo com o Green is The New Black da Nielsen (2019), cerca de 32% dos brasileiros já pensam em questões relacionados ao meio ambiente na hora de consumir produtos.


Como a empresa pode pôr em prática princípios da Ecobranding?
Existem algumas técnicas e estratégias que são estudadas e postas em prática, com o intuito de adequar a empresa como Ecobranding. Ações como usar menos plástico, menos tinta, não fazer testes em animais, reutilizar recursos, embalagens recicláveis ou biodegradáveis, substituir matérias-primas (plástico, substância animal) por outras que sejam mais corretas, são alguns dos exemplos para implementar nas empresas. Outro modelo de mudança seria espalhar lixeiras para orgânicos e recicláveis pela empresa, tendo a própria distribuição para cooperativas que trabalhem com isso.


Entrando no setor de publicidade agora, o visual (logo, slogan, paleta de cores), tem muita influência também. O que atrairá o consumidor? Uma logo carregada, com muitos elementos, ou uma mais clean?
Cores como o verde, bege, marrom claro, são utilizadas para chamar a atenção e passar a mensagem de “somos green”, mas logos de empresas mais consolidadas e com paletas já famosas não poderiam mudar drasticamente assim, é por isso, que fazem uma releitura de maneira mais eco.
Um exemplo de logo modificada com a pegada de Ecobranding é essa do McDonald’s. Ao invés de usar tinta em toda a letra M, seria apenas contornada em linhas, o que gastaria menos tinta para as produções e consequentemente, diminuiria as despesas.


A performance econômica entra aqui, pois, é um dos três pilares para uma marca ser considerada ecobranding. Utilizando menos tinta, como citado anteriormente, a empresa não precisará consumir tantos cartuchos, o que diminuirá a demanda das empresas, que utilizam de plástico na produção dos recipientes dos produtos.
Mesmo que pareça uma mudança pequena, pensando em larga escala, em cadeias de produção, fábricas que funcionam 24 horas produzindo, é uma grande mudança sim. Menos tinta, menos plástico, menos água sendo desperdiçada.


Procure todas essas informações antes de consumir qualquer produto, muitas marcas acabam usando do discurso de “ecologicamente correta”, mas no fundo não movem uma unha para ajudar o planeta Terra.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s