Planejamento estratégico para 2022

O ano está chegando ao sim, é hora de começar o planejamento para 2022, que será um ano marcado por eleições presidenciais e sob o risco de novas variantes de Covid-19. Por conta disso, perspectivas positivas para o próximo ano devem ser consideradas com racionalidade no planejamento empresarial.

Independente do tamanho do seu negócio, o planejamento estratégico é indispensável. Por isso, vamos mostrar como fazer o seu planejamento estratégico para 2022, com base no cenário atual:

  1. Análise Estratégica
    A análise estratégica deve vir baseada no contexto interno e externo da empresa. Se atualmente seu negócio está com problemas financeiros, é importante que práticas de redução de gastos e cortes estejam listados para 2022, por exemplo.

A partir dessas informações mensuradas, a empresa consegue enxergar com mais clareza quais são os cenários para se enfrentar no próximo ano e possíveis soluções para problemas que surgem no meio do caminho.

  1. Filosofia da empresa
    A filosofia da empresa é uma etapa essencial para colocar no planejamento estratégico de 2022, pois deixa explícito para o mercado e para os consumidores quais são as suas missões, visões e valores.

Quanto mais as empresas se posicionam e deixam de ficar “em cima do muro”, mais sentido os objetivos ganham. Com esse pensamento, nada dentro do ambiente de trabalho é feito em vão, tudo tem um propósito e lugar para ser alcançado.

Em 2022, nós devemos valorizar ainda mais a filosofia da empresa não só para mostrar que temos posicionamentos no mercado, mas também para incentivar os colaboradores da empresa e fazer com que eles entendam que tudo ali tem sentido.

Um ponto importante que precisamos destacar é que nenhuma filosofia precisa ser a mesma para sempre. Cada momento é único e a empresa pode, sim, mudar o seu pensamento e assim alterar os seus principais objetivos.

  1. Redefinição dos objetivos estratégicos
    Essa é uma das etapas mais importantes para se pensar para 2022, já que a cada ano as estratégias são renovadas e começam um novo ciclo.

Com base no cenário incerto que estamos entrando, essa redefinição precisa vir com muitos “poréns”. É importante que os objetivos estratégicos tenham caminhos claros e certeiros, sempre com um plano B.

O ano de 2020 foi o maior exemplo que poderíamos ver no mercado. A pandemia explodiu no mundo e quem não tinha caixa, por exemplo, ficou à beira até mesmo da falência (isso sem contar as inúmeras empresas que fecharam).

Por isso, mais do que nunca, você deve redefinir os objetivos que foram traçados esse ano e construir um planejamento estratégico para 2022 com diferentes cenários.

  1. Planos de ação para 2022
    Por fim, o que não pode faltar nesse planejamento é um plano de ação conciso. Apesar do cenário ser incerto, como falamos diversas vezes, a empresa não pode parar!

O mercado ainda se movimenta a todo vapor e quanto mais dificuldades surgem nesse trajeto, melhor você deve preparar o seu negócio com soluções viáveis.

Todos os projetos/processos devem passar pela análise estratégica, filosofia da empresa e redefinição de metas e objetivos. Com essas informações, os planos de ação podem ser construídos com dados concretos.

Mesmo que um plano de ação não dê certo nesse primeiro momento, você pode recomeçar e fazer um novo ciclo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s